O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez a apresentação do “Censo Agronegócio 2017”, que será realizado a partir do dia 1º de outubro. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mococa reunindo integrantes da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) e convidados. De acordo com a equipe técnica do IBGE, serão cinco meses de muito trabalho, estabelecendo como meta para as equipes de campo recensear pelo menos três estabelecimentos agropecuários por dia.

Os dados serão coletados através de preenchimento de questionário no computador de mão que cada supervisor portará. Este é o 10º Censo Agronegócio realizado no país e tem como objetivo visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos em todo o país.

Os resultados, previstos para serem divulgados no ano de 2018 pelo IBGE, vão possibilitar a avaliação de políticas públicas, além de permitir estudos sobre expansão de fronteiras agrícolas e impacto das inovações tecnológicas no setor.

Na região, o posto de Coleta temporário do IBGE será em Casa Branca, que atenderá, além de Mococa, o município de Itobi. A equipe será composta por 4 recenseadores e 6 supervisores. Na unidade serão passadas informações e orientações para os produtores rurais e interessados.