A Câmara Municipal de Mococa realizará no próximo dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19:30h, uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Tiro de Guerra 02-022 de Mococa. Na solenidade também será conferido o Diploma de Atirador Destaque do Ano, uma indicação do comandante da corporação ao membro do TG que mais se destacou durante o período de instrução, instituído em 2015 através do Decreto Legislativo nº020, de autoria do vereador Luiz Braz Mariano.

De acordo com a presidente da Câmara, a vereadora Elisângela Maziero, a realização da Sessão Solene é uma forma de prestar homenagem a uma instituição centenária do município, responsável pela realização de inúmeros feitos e trabalhos comunitários. “O Tiro de Guerra é uma escola de civismo e nos orgulhamos muito de todo trabalho que desenvolve na cidade. Além de toda a formação cívica, o TG sempre esteve à frente de inúmeras ações públicas, como campanhas de combate á Dengue, mutirões sociais, entre outros. O Poder Legislativo se sente orgulhoso em prestar essa singela homenagem”, destacou.

Mais sobre o Tiro de Guerra

O TG 02-022 tem seu embrião na cidade de Mococa, no ano de 1917, com a fundação da linha de  Linha de Tiro 296,que tinha como instrutor o Sgt Silvano Rodrigues da Costa do 5º Regimento, adido ao 43º BIL Caçadores. Em 1932 a Linha de Tiro deu lugar à Escola de Instrução Militar 361, que funcionou até o final do ano de 1936, nas instalações da Escola Oscar Villares, tendo participação na Revolução Constitucionalista de 1932, juntamente com a Companhia de Guerra da Alta Araraquarense. Em 1937 registra-se a fundação do Tiro de Guerra 116, que passou a funcionar em vários prédios, inclusive na antiga Casa D’Itália, onde é hoje a sede do Círculo Operário Mocoquense; permaneceu com esse título até o ano de 1945, quando recebeu o n.º28, de acordo com o Decreto Lei n.º19694 de 1º de outubro de 1945, passando a  TG 02-022, no ano de 1979, designação que permanece até os dias atuais.