O vereador Carlos Henrique Lopes Faustino – Rincon (PEN), apresentou alterações a Resolução nº07 de 2003 que implanta na Câmara Municipal de Mococa o Programa “Estudante na Câmara”. As adequações apresentadas e aprovadas em plenário irão permitir maior participação dos alunos no dia a dia do Poder Legislativo, além de proporcionar palestras sobre o papel dos poderes legalmente constituídos, elaboração de leis, cidadania, entre outros temas.

“A educação para a cidadania praticada nas escolas não é possível somente pela apresentação de conceitos, mas sim pela vivência prática dos estudantes, que devem ser vistos como atores políticos. Sendo assim, a educação para a cidadania pode ser estimulada a partir de atividades além da sala de aula, objetivando enriquecer a formação dos estudantes e promover a discussão sobre cidadania e democracia na Câmara Municipal e fora dela”, destacou o vereador Rincon.

A partir do próximo ano, a Câmara Municipal divulgará um calendário com as datas disponíveis para a realização das visitas monitoradas. As escolas e instituições interessadas em participar do Programa deverão solicitar o agendamento através de oficio. Além do Programa “Estudante na Câmara”, serão mantidos os projetos educativos “Câmara Mirim” e “Parlamento Jovem”, permitindo que os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio exerçam mandatos parlamentares a partir de eleições realizadas nas escolas.