Agosto Lilás: Câmara Municipal irá promover Palestra sobre enfrentamento à violência contra a mulher

por Fernanda de Magalhães Cavellani publicado 26/08/2022 10h25, última modificação 30/08/2022 09h32

No dia 31 de agosto, às 19:00 horas a Câmara Municipal irá promover um encontro para tratar da Campanha Agosto Lilás, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.
Foi instituída na Câmara de Mococa pela RESOLUÇÃO Nº 06 DE 18 DE SETEMBRO DE 2019, de autoria da vereadora Valdirene Miranda. Neste ano, a Câmara de Mococa sediará uma Conferência a ser ministrada pela docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Dra. Ângela Soligo, que enfocará temas voltados à Educação não Sexista para a construção de uma sociedade não violenta, e analisará aspectos da realidade brasileira, o afloramento da violência no âmbito doméstico e os modos como se dá a permanência de valores sociais de inferiorização feminina, retroalimentados e naturalizados ao longo das gerações.
Assim, eventos como esse são fulcrais para conscientização da população. Somente com a integração das diferentes setores e políticas poderemos mudar o cenário de violência doméstica e violação aos direitos das mulheres.

Vale a pena conferir a Publicação da Dra. Ângela em blog da Faculdade de Educação/UNICAMP sobre papéis de gênero socialmente construídos, violência, modos de opressão feminina e luta por igualdade de direitos: “Mãe, afasta de mim esse cale-se” - https://www.fe.unicamp.br/fe-publica/publicacoes/mae-afasta-de-mim-esse-cale-se

Participe

Por Rosimar dos Reis Batista - Coordenadora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Mococa.