Câmara recebe Parlamento Regional de São João da Boa Vista

por Rosa Carolina Negrini da Costa publicado 07/03/2023 16h20, última modificação 07/03/2023 16h22
Evento ocorreu no dia 3 de março de 2023 na Câmara Municipal de Mococa.

A Câmara Municipal de Mococa sediou, na manhã da última sexta-feira, 03 de março de 2023, a Sessão do Parlamento Regional para eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.
O Parlamento Regional é formado por vereadores de Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
O vereador Dr. Thiago José Colpani, da cidade de Mococa, membro da Mesa Diretora, recebeu os vereadores no Plenário da Câmara Municipal. O presidente atual do Parlamento, Vereador Valdir Jose Galupo, de Santa Cruz das Palmeiras, presidiu a sessão e conduziu os trabalhos de votação.
Compuseram a mesa para o ato de abertura dos trabalhos: Presidente Vereador Valdir José Galupo (Santa Cruz das Palmeiras), 2º Vice-Presidente Vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto (São José do Rio Pardo), Secretário Geral Vereador Edmundo Marti Gonzales Junior (Aguai), 1° Secretário Vereador Alessandro Andrian Franceschini (Tapiratiba) e 2° secretário Vereador Dr. Thiago José Colpani (Mococa).
Dentre os demais vereadores que participaram da reunião, estvam presentes os vereadores Paulo Miquelin (Mococa), Vereador Diego Felipe Borges (Divinolândia), Vereador Marcus Azevedo (Casa Branca), Vereadora Maria de Lurdes Santiago (Espírito Santo do Pinhal), Vereador Marcos Antonio Rodrigues (Casa Branca), Vereador Edno Santes (Espírito Santo do Pinhal), Vereadora Francine Felix (Espírito Santo do Pinhal), Vereador João Pedro Ferraz (Santo Antônio do Jardim), Vereador Adriano César Bassani (Santo Antônio do Jardim), Vereador José Sebastião Chiodeto (Águas da Prata), Vereador Maekon Finesi (Santa Cruz das Palmeiras).
Em seu pronunciamento, o Presidente do Parlamento Regional destacou da importância dos trabalhos realizados pelo Parlamento, dos temas abordados em sua gestão e abriu a palavra para os demais membros e convidados que expressaram demandas de seus municípios e da importância dos trabalhos realizados pelo Parlamento.
Após a manifestação de todos os presentes, foi aberta a votação para eleição da nova Mesa Diretora, biênio 2023-2024.
Foram eleitos:
Presidente do Parlamento Regional: Vereador Dr. Thiago José Colpani (Mococa)
1° Vice Presidente: Vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto (São José do Rio Pardo)
2° Vice Presidente: Vereador João Pedro Ferraz (Santo Antônio do Jardim)
3° Vice Presidente: Vereadora Francine Felix (Espírito santo do Pinhal)
4° Vice Presidente: Edmundo Marti Gonzales Junior (Aguaí)
Secretario Geral: Vereador Alessandro Andrian Franceschini (Tapiratiba)
1° Secretário: Vereador Marcus Azevedo (Casa Branca)
2° Secretário: Vereador José Sebastião Chiodeto (Águas da Prata)
Em seu discurso após a eleição, o Vereador Dr. Thiago Colpani agradeceu a confiança depositada em sua pessoa e destacou os desafios e a importância do Parlamento para região: "Um Parlamento Regional contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social da região. Por meio da alocação de recursos e da implementação de políticas públicas específicas, o Parlamento Regional estimula o crescimento econômico, a criação de empregos, o fortalecimento das instituições locais e a melhoria da qualidade de vida da população".
O Parlamento Regional é uma instituição política que tem como objetivo representar os interesses da região. A importância de um parlamento regional é vista em várias áreas, como a tomada de decisões políticas, a representatividade democrática, o fortalecimento da identidade regional e o desenvolvimento econômico e social da região.
Em termos de tomada de decisões políticas, o Parlamento Regional é visto como um fórum para a discussão de questões que afetam diretamente a região, tais como a alocação de recursos, a implementação de políticas públicas e a resolução de conflitos. Ao contar com representantes eleitos especificamente para essa função, um Parlamento Regional pode oferecer uma visão mais abrangente e precisa sobre as necessidades e demandas da região, tornando as decisões políticas mais relevantes e eficazes.
O Parlamento Regional contribui para a representatividade democrática da região. Com a participação direta dos eleitores na escolha dos seus representantes, um Parlamento Regional ajuda a fortalecer a voz e a influência da região no âmbito político nacional e regional.

Fotos do evento (CLIQUE AQUI)