Disponibilização do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

por Rosa Carolina Negrini da Costa publicado 07/07/2020 15h51, última modificação 07/07/2020 15h51
Plano de Mobilidade foi elaborado de acordo com a Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012.

A Câmara Municipal de Mococa disponibiliza para a população o Plano Municipal de Mobilidade Urbana para efetivar a participação social no planejamento, fiscalização da implementação e avaliação do serviço público de transporte urbano coletivo e demais áreas correlatas.

Slides da apresentação (clicar neste link).

Plano Municipal de Mobilidade Urbana (clicar neste link).

Manassés Gregório
Manassés Gregório disse:
19/08/2020 21h16
Olá sou arquiteto urbanista e gostaria de deixar um comentário. O plano de mobilidade está priorizando o transporte urbano coletivo, entendo que está é uma deficiência grande que o município tem. Porém seguindo a pirâmide inversa da mobilidade urbana o plano não descreve com exatidão e não direciona ações de trabalho para as políticas a serem usadas com os pedestres, ciclistas, automóveis comerciais e de carga.
A conscientização com ênfase ao respeito ao pedestre e a sua responsabilidade no trajeto, especificações de áreas com potencial para o uso da bicicleta (como já antes implantado) e o uso do transporte individual, já que a cidade (deste porte) já sofre com congestionamento em horários de pico e a falta de vagas para estacionamento. Ações regulatórias para a implantação de estacionamentos comerciais e área azul.
Também por se tratar de um plano de ação de médio e longo prazo é importante ter diretrizes de regulamentação dos serviços de transporte por aplicativos, motoboys e taxistas. Prever a implantação de bicicletário em pontos estratégicos da cidade (praças, parques) e também em parceria com o setor privado.
Vi que terá a divulgação e a comunicação visual para a implantação do PTU, porém seria interessante colocar a criação de identidade visual para os ônibus, com logo e nome do município de forma que valorize a cidade e pontos turísticos. Algo poderia ser feito também para os taxistas e motoristas de aplicativos, talvez um adesivo discreto que identifique aquele automóvel como um prestador de serviço cadastrado no município.
Concluo parabenizando o departamento responsável pela direção dos trabalhos desenvolvidos até o momento e também a empresa CLARB. Imagino os desafios que estão enfrentando, porém os primeiros passos foram dados rumo a um ideal e juntos podemos mais.
Att.

Manassés Gregório