Solenidade em comemoração aos 20 anos da Câmara Mirim de Mococa

por Janaína Rotta publicado 02/05/2023 15h50, última modificação 15/05/2023 09h33
O evento será dia 24 de maio, às 19 horas, no Plenário da Casa.
Solenidade em comemoração aos 20 anos da Câmara Mirim de Mococa

Cronograma

A Câmara Municipal de Mococa realizará uma solenidade em comemoração aos 20 anos da Câmara Mirim de Mococa. O evento será dia 24 de maio, às 19 horas, no Plenário da Casa.

A Câmara Mirim é um projeto importante para o desenvolvimento cívico e democrático de crianças e adolescentes. Trata-se de uma iniciativa que partiu da Resolução nº 03/2003, de autoria da Vereadora Neide Falarini Bedin (in memoriam), que visa permitir que jovens com idades entre 12 e 14 anos tenham a oportunidade de vivenciar o processo democrático de tomada de decisão e entender como funciona a política em Mococa.

A Câmara Mirim é ligada à Câmara Municipal, ou seja, é um órgão consultivo composto por jovens que têm a oportunidade de propor ideias, discutir temas relevantes para a nossa cidade e elaborar projetos de lei que serão apresentados aos vereadores. Esses jovens passam por um processo de seleção em suas respectivas escolas, e são eleitos pelos próprios colegas para ocupar os cargos de presidente, vice-presidente e secretário da Câmara Mirim.

Além de permitir que os jovens se envolvam com a política e desenvolvam habilidades importantes como liderança, argumentação e trabalho em equipe, a Câmara Mirim tem um papel fundamental na aproximação entre a comunidade e as instituições políticas. Através da participação dos jovens, as demandas e necessidades da população podem ser levadas aos vereadores de forma mais efetiva e, consequentemente, as políticas públicas podem ser melhor planejadas e implementadas.

Os ex-vereadores mirins mocoquenses e jovens parlamentares estão convidados a participar e relembrar momentos vividos no parlamento mirim. Na ocasião será inaugurada a galeria das turmas de vereadores mirins, para eternizar todos os que passaram pelo projeto no município.

O evento será aberto ao público e haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e youtube oficiais da Câmara Municipal de Mococa.

Venha contribuir com esta celebração. Inscreva-se: https://www.even3.com.br/encontro-de-ex-vereadores-mirins-e-jovens-parlamentares-de-mococa-334092