Visite a Câmara

por Rosa Carolina Negrini da Costa publicado 08/04/2022 09h29, última modificação 08/04/2022 09h29
Escolas podem agendar visitas para conhecer a Câmara e saber mais sobre o trabalho dos vereadores.

O projeto “Visite a Câmara”, da Escola do Legislativo, tem o objetivo de ampliar a interação entre o Poder Legislativo e o alunado mocoquense, oferecendo visitas presenciais guiadas à Câmara Municipal para grupos de todas as idades de escolas das redes pública e particular.

Durante a visita os alunos aprendem sobre a história do Poder Legislativo Municipal e seu funcionamento. Conhecem o Plenário e são convidados a compreender a dinâmica de trabalho dos vereadores e de que forma ocorre o processo legislativo, especialmente sobre a função parlamentar, que consiste na criação e votação de projetos de lei e na fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Ao conhecer mais sobre o funcionamento da Câmara, as crianças e jovens podem vivenciar um pouco melhor a política mocoquense no seu dia a dia, contribuindo, portanto, para a construção do senso da democracia participativa.

Os temas abordados são os seguintes:

• história da Câmara Municipal de Mococa
  • organização do Legislativo
  • função dos vereadores
  • estruturação dos três poderes do Estado
  • diferenças entre competências dos vereadores e do prefeito
  • processo legislativo
  • formas de acompanhar o trabalho dos vereadores e participar das atividades da Câmara

COMO AGENDAR - O agendamento para o “Visite a Câmara” deve ser realizado no site da Câmara Municipal, por meio de formulário específico (clique AQUI) ou via e-mail para contato@mococa.sp.leg.br

Qualquer dúvida, entrar em contato de 2ª a 6ª feira, das 08h às 12h, pelo telefone (19) 3656-0002.